Programa Saúde na Escola

No dia 29 de de novembro, o Programa Saúde na Escola da Secretaria Municipal de Saúde promoveu a integração entre educação e saúde, por meio da Assistência Farmacêutica do município e dos acadêmicos da 4ª Fase do Curso de Farmácia da Universidade do Contestado, Campus Mafra. Esses acadêmicos são integrantes da Farmácia Escola de Rio Negro, sob a coordenação das farmacêuticas Karla Brun e Joice Streit.

Ao longo do dia, o grupo realizou projetos didáticos nas Escolas Municipais Ghunter Urban e João Paulo II, com o apoio das equipes de saúde bucal e escolar. O tema abordado foi o descarte correto de medicamentos e técnicas adequadas de lavagem das mãos. De maneira lúdica, os alunos praticaram a lavagem com álcool gel contendo substâncias fluorescentes. Sob luz negra, essas substâncias refletiram as áreas das mãos que não foram higienizadas, imperceptíveis a olho nu.

Ações como essa contribuíram para a promoção, prevenção e atenção à saúde das crianças da rede municipal de ensino.